quinta-feira, 19 de julho de 2012

 Leão, urso, elefante, hipopótamo, pavão, pinguim,... Onde?

   
     No zoológico de Pomerode. Nossa visita aconteceu dia 16 de Julho, com turmas das 2ªs séries do Ensino Médio.

     Os zoológicos estão entre as principais atrações turísticas, mas possuem também sua função científica, garantindo a reprodução de animais em extinção e proporcionando ao público a oportunidade de observar diversas espécies da fauna nativa e exótica.

 Professora Rosana.












































terça-feira, 10 de julho de 2012


 
Origem da Festa Junina


    Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
   De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
  Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
  Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.




  Aconteceu no dia 22 de junho de 2012, a festa junina da Escola Estadual de Educação Básica Feliciano Pires, com direito a comidas e danças típicas. Confira nas fotos o Arraiá!