sexta-feira, 23 de maio de 2014

“O Fantástico Corpo Humano” e Mercado Público

No dia 21 de maio de 2014 os alunos das segundas e terceiras séries do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Feliciano Pires, acompanhados dos professores: Aldo Antunes (sociologia), Ana Maria Quinoto Imhof (biologia), Márcia Antônia Moreira (química), Berenice da Silva Lemos (história), Djanira Tatiane Gartner (arte), Rosana Knihs (biologia), Scheila Fantini Vargas (assistente de educação), Roseani de Oliveira (inclusão social) Visitaram a  exposição “O Fantástico Corpo Humano”,  em Florianópolis  no Beiramar Shopping  e o Mercado Público.
O Corpo humano é uma viagem completa pela anatomia humana por meio de 12 corpos e 150 órgãos reais. Essa é a proposta da exposição “Os corpos passaram por um complexo processo chamado plastinação, que envolve a retirada de toda água e gordura do corpo, sendo substituídos por polímeros plásticos coloridos. Dessa forma, os corpos não cheiram e não se decompõem - e até retêm a maioria de suas propriedades originais. Por essa razão, as espécimes são consideradas perfeitas e é possível ver características anatômicas com grandes detalhes, como por exemplo, a árvore respiratória do pulmão ou a enorme quantidade de vasos sanguíneos do corpo, assim como músculos e ossos.
Após o momento de estudo os alunos fizeram uma caminhada no Shopping, observando o tipo de comércio e o público que o frequenta..
No período da tarde conheceram o Mercado Público construído no século XVIII O prédio que hoje abriga o Mercado Público de Florianópolis foi construído em frente à Alfândega no ano de 1898, em substituição ao antigo mercado, o qual foi demolido em 1896 após 45 anos de funcionamento. Sua construção e localização entre os ano de 1791 e 1848, foi motivo de acirrados debates entre os chamados “barraquistas” e os “judeus” e posteriormente  originou os dois primeiros partidos políticos de Santa Catarina.
O Mercado Público é considerado  um dos espaços mais democráticos da Ilha, talvez pelo fato de reunir em um só endereço artistas, políticos, boêmios e pessoas simples, sem distinções. Depois de conhecer esses espaços diferenciados teceram suas ponderações.


Ana Maria Quinoto Imhof (MSC)
  Mercado Público -   Arquivo: Djanira T. Gartner/2014
“O Fantástico Corpo Humano” Arquivo: Djanira T. Gartner /2014
 
Ponte Hercílio Luz - Arquivo: Djanira T. Gartner/ 2014

Arquivo: Djanira T. Gartner/2014

Nenhum comentário: